quarta-feira, junho 23, 2010

Glossário 101 - Crowdsourcing e Sistemas Geográficos Voluntários

Há algumas definições de Crowdsourcing, algumas delas podem ser vistas na pagina que a define na Wikipedia. Mas simplificando crowdsourcing pode ser mais genericamente definido como a geração de informação a partir de muitas fontes (ou pessoas). Meio ao pé da letra é 'oriundo da multidão'. Muitos sistemas hoje são baseados no crowdsourcing, a Wikipedia mesmo é um exemplo. Diversas pessoas no mundo colocam informações voluntariamente na Wikipedia e também fiscalizam essa mesma informação.
No crowdsourcing devido ao volume fontes e produção de informação, a informação gerada tende a ser verídica e correta.
Esse fenômeno permite não somente gerar informação em grande volume como também em tempo real. Se há neste instante algum grande acontecimento você encontrara informação sobre ele muito mais rapidamente no Twitter ou no YouTube do que em qualquer outro meio autoritativo de informação que tenha editores como radio ou TV.
Essa forma de geração de informação de maneira voluntária também é (bem) aplicada em sistemas de informação geográficos (GIS). Pessoas disponibilizam voluntariamente informações geográficas que geram  sistemas robustos é altamente interessantes.
Exemplos desses sistemas são Wikimapia que permite que qualquer um entre com informações de qualquer local.
Outro exemplo importantíssimo é o OpenStreetMap que é um projeto colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo. Ele permite que qualquer pessoa visualize, edite e use dados geográficos colaborativamente de qualquer ponto da terra. Nele você pode criar estradas, ruas, etc, gerando mapas que são disponíveis para todos gratuitamente. Você pode mesmo baixar esses mapas no seu GPS.

Esses sistemas que geram dados geo-referenciados a partir de fontes voluntárias são chamados no contexto GIS de sistemas Volunteer Geographic Information (VGI), ou de informação geográfica voluntária.

Grandes empresas no mundo que exploram esse mercado de GIS estão altamente interessadas nesses sistemas. A capacidade de gerar mapas que modelam o mundo em tempo real é incrível. Seria possível por exemplo re gerar rotas não só baseado no transito mas também nas condicoes da pista baseado em informações de caminhoneiros sobre a estrada em tempo real. Ideias mais alem podem ate facilitar empresas de mergulho a decidirem o local para mergulhar baseado na informação geo referenciada de avistamento de animais marinhos.
O Map4divers é um exemplo de VGI que permite mergulhadores compartilharem informações sobre clima em diversos pontos de mergulho.

O Google com o Google Maps já explora essa geração de informação como por exemplo utilizando as imagens e vídeos geo-referenciados públicos do Picasa. A ESRI, outro gigante do setor de mapas, já explora VGIs utilizando suas ferramentas e criando sites como de monitoramento de desastres. Nesses sites é possível ver o impacto atual e fornecer dados para a analise dos desastre. Aqui estão alguns exemplos:
Consulte a pagina de serviços de resposta e assistência a desastre no site da ESRI clicando aqui.
A ESRI também explora VGIs aplicada eGov 2.0. O eGov 2.0 é a iniciativa de tornar os governos mais transparentes e mais acessíveis a seus cidadãos. Sistemas VGI podem permitir os cidadãos informarem sobre problemas de saneamento e seus locais nas suas cidades. Cidadãos podem ter em seus GPSs informações sobre obras publicas e fiscaliza-las quando estiverem próximo a elas.




VGI são sistemas em crescente expansão que podem auxiliar em situações de risco, ajudar para o melhor planejamento de atividades de lazer, prover um serviço de tempo real de roteamento, integrar ações do governos com seus cidadãos e mais ainda, contribuir para o mapeamento do mundo.

Nenhum comentário: