terça-feira, junho 01, 2010

Glossário 101 - O que é GIS

Para começar qualquer discussão é importantíssimo que os termos e palavras sejam bem definidos e compreendidos por todos. Portanto nada mais importante que um glossário.

E o termo mais importante aqui é G.I.S. (Geographic Information System).
Um Sistema de Informação Geográfica  (SIG em português) é um sistema que integra software, hardware e dados para o gerenciamento, análise, captura e visualização de todas as formas de informação geo-referenciadas.

Um GIS permite visualizar, entender, questionar e interpretar dados de várias formas que revelem seus padrões, relacionamentos e tendências na forma de mapas, globos, relatórios e gráficos.

O GIS auxilia a tomada de decisões e a resolução de problemas permitindo uma simples interpretação visual do seus dados.


Um exemplo simples desse poder de sistemas geográficos é quando o comparamos com outras formas de disponibilização dos dados. Vamos analisar a seguinte tabela:

DescriçãoDistância (m)
Siga a leste na Av. Ataulfo de Paiva até a R. Carlos Góis190
Vire a direita no segundo cruzamento na ruam R. Alm. Guilherme130
Pegue a 1a a direita na Av. Gen. San Martin600
Vire a esquerda na R. Gen. Venâncio Flores180
Vire a esquerda na Av. Delfim Moreira42

É possível interpretá-la, mas e se ai invés da tabela os dados estivessem assim:

A informação não só é mais simples de ser interpretada e utilizada como permite até melhorias no trajeto. Ao  visualizar os relacionamentos geográficos é possível decidir se é melhor ir a pé ou de carro do ponto A ao ponto B. Ou seja, pela visualização ser geo referenciada se extraiu mais informação dos dados do que somente direções textuais.

Dai o grande valor de soluções GIS. Os campos de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica, por serem muito versáteis, são enormes. Pode-se utilizar na maioria das atividades com um componente espacial, da cartografia a estudos de impacto ambiental ou vigilância epidemiológica de doenças, de prospeção de recursos ao marketing sendo um grande pilar de complexas decisões.

Referências:
http://www.gis.com/content/what-gis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_geogr%C3%A1fica

Nenhum comentário: