segunda-feira, janeiro 31, 2011

GIS no Oracle OpenWorld Latin America 2010

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2010 ocorreu o Oracle OpenWorld Latin America em São Paulo. Foram apresentadas diversas novidades de tecnologias da Oracle. Pelas estatísticas oficiais houve 10.000 visitantes, o que é um número bem significativo para esse tipo de evento.

E o que isso tem haver com GIS? 
 A resposta é fácil: Oracle Spatial! O Oracle Spatial é a extensão dos banco de dados Oracle para armazenar e manipular dados espaciais. O Oracle Spatial é um dos pioneiros dentre os grandes DBs a integrar as funções espaciais dentro do SGBD, não mais sendo necessário um middlewarde, como um ArcGIS, para fazer manipulações espaciais. Ele é uma ferramenta extremamente poderosa e por isso esperava encontrá-lo no evento.
Decepção
É apesar do meu apetite de GIS e GIS ser uma nicho extraordinário para empresas de banco de dados, no Oracle OpenWorld 2010 não havia NADA sobre o Oracle Spatial. Por nada eu quero dizer se alguém chegar no evento procurar o produto, não acha. Havia stands de dúvidas com profissionais da Oracle para cada produto Oracle, mas também não havia nenhum do Oracle Spatial. Isto foi extremamente frustrante uma vez que meu maior interesse neste evento era GIS.
Para não ser injusto houve 2 palestras oficiais da Oracle sobre Oracle Spatial, com o James Steiner, VP de tecnologias de servidores e com o João Paiva que é o Principal Member of Technical Staff da equipe do Oracle Spatial. O que não deixa de ser muito, mas as palestras ocorreram em horários com grande concorrência de tópicos, além disso palestrar são importantes, mas para uma tecnologia que já está no mercado o acesso a conhecimento e informações delas devem ser mais diretos. Se, por exemplo, alguém durante o evento quer discutir sobre Spatial e não foi à palestra, bom ele não terá nenhuma opção.
Luz no fim do túnel
Apesar do pouco enfoque da Oracle havia um stand do Grupo Ação, parceiro da Oracle, que tinha conhecimento e conteúdo GIS. O Grupo Ação comercializa o iSmart da irlandesa eSpatial, que é um produto baseado na web que permite análise, criação e edição de dados geográficos usando o Oracle Spatial. O iSmart é uma ferramenta extremamente customizável que permite expor todas as funções espaciais do banco de dados para o usuário.
Houve uma palestra sobre o produto ministrada por Jackson Carvalho, gerente da unidade de negócios de GIS da Ação, e Jeferson Zanim, gerente de produto. Eles mostraram as diversas funcionalidades nativas do iSmart que mostrou enorme facilidade de criação de aplicações sobre o Oracle Spatial. E também as formas de extensão delas, fazendo a ferramente extremamente versátil.
E não se restringiram só com a palestra, havia um totem dedicado ao iSmart com parceria da Navteq que era o oasis de GIS do Oracle OpenWorld.
Balanço
Apesar da decepção com o pouco investimento em GIS do evento, a presença do Grupo Ação com o iSmart e sua parceria com a Navteq fizeram o evento ser interessante. Ao final do evento Jackson do Grupo Ação ainda fez a gentileza de me apresentar ao João Paiva do time do Oracle Spatial, ele deu uma palhinha das futuras funcionalidades do Oracle Spatial.
Fazendo o balancete até que o evento foi muito bom, mas não foi pela regra mas sim pelas exceções.


ps. Para ver as palestras do OpenWorld acesse:
http://landingpad.oracle.com/webapps/dialogue/ns/dlgwelcome.jsp?p_ext=Y&p_dlg_id=9705778&src=7003177&Act=258